Quando pensamos em redução de custos, geralmente temos a idéia de cortes em investimentos. Mas as vezes este pensamento pode estar na direção oposta da solução ideal.
Aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, economizar recursos, é o principal objetivo dos gestores hoje em dia, não é mesmo? Mas Como reduzir custos operacionais de uma empresa de transporte? Afinal, é preciso pensar em estratégias que não interfiram no lucro e mantenham o foco na eficiência dos processos.
Com as facilidades tecnológicas atuais, já é possível encontrar soluções inteligentes e integradas que oferecem:
Análise de melhores rotas
Hoje, com a Internet, é possível traçar as melhores rotas para o seu trajeto com aplicativos como o Rotograma.
Portanto, os atributos que não devem faltar na logística de sua empresa é a praticidade e a funcionalidade. Estes aplicativos conseguem traçar, com o uso da Internet das Coisas, as rotas que apresentam menores distâncias e melhor condições nas estradas.
A solução integrada a esse tipo de tecnologia, e oferece a Torre de Controle Operacional, um recurso que permite a gestão de rotas em tempo real – bem como a seleção de veículos e motoristas a serem escalados para a operação.
Além disso, devido à interoperabilidade do sistema, permite a integração com outros sistemas de demais empresas, especializadas em rastreamento e segurança, por exemplo.
Redução de gastos desnecessários
Gastos desnecessários, ou seja, os que atrapalham a lucratividade de uma empresa, geralmente são causados por desperdício de materiais, processos desnecessários, má gestão de estoque e compra de produtos que não são utilizados no dia a dia. É o que ocorre no caso do combustível, já abordado acima.
Uma maneira de evitar desperdícios é realizar uma nova avaliação de todos os processos de sua empresa, para a eliminação de gargalos e pontos ociosos.
Mensuração e análise de dados
Em conclusão, é possível reduzir custos operacionais ade uma empresa de transporte ao automatizar a operação e extrair números reais do que é gasto em cada processo. Nesse sentido, a solução, quando especializada no segmento, pode ser uma grande aliada.
A Solução SmartBus, por exemplo, permite a análise e o controle de desempenho da frota, ajudando em decisões gerenciais e estratégicas do negócio, otimizando os lucros.